Petit Gateau

Olá, pessoal.

Hoje vou falar sobre aquela sobremesa francesa que todo mundo já ouviu falar e que quem já comeu adora. Decidi escrever sobre isso porque petits-gateaux se tornaram uma de minhas especialidades na cozinha. Fiz ontem, e deu certo denovo. Sim, eu colocarei a receita aqui.

Falemos um pouco sobre a história do petit-gateau. E é  agora que eu destruo a sua ideia inocente de  que o doce deve ter uma história fantástica, que foi um grande chef francês que criou a receita para um jantar de gala de um grande político, ou que é uma receita antiga originária do renascimento… Mas não é bem assim.

Se você não acredita no que estou dizendo, vá a um restaurante  francês na França e peça um petit-gateau. O garçon lhe perguntará novamente qual sobremesa você quer.

Isso porque petit é pequeno e gateau é doce, ou bolo. Então petit gateau é bolinho.  Então o garçon talvez achasse que sabia o que você queria e perguntaria o sabor. Você diria chocolate e ele te traria um… BROWNIE.

Bom, meus caros, petit-gateau está longe de ser um doce francês. Um oceano de distância, para ser mais preciso.

A origem do petit gateau é… Americana, como sempre. E não é lá uma grande história… Simplesmente foi assim: um aprendiz de cozinheiro colocou bolinhos de chocolate para assar em fogo alto, então o que aconteceu foi que os bolinhos assaram por fora e ficaram crus, molinhos por dentro. O doce conquistou os clientes e se popularizou, sendo adicionada a tradicional bola de sorvete de baunilha para acompanhar.

Bem menos emocionante do que você imaginava, não é?

E não, o creminho que vem dentro não é um segredo que alguns fazedores de petit gateau conhecem e outros não. Todo petit gateau tem aquele recheio. Todo. Há é claro variedades nas quais se modifica o recheio, mas o recheio é parte natural do doce.

E a receita? Bem, não tem segredo nenhum. Você encontrará várias na internet, e os ingredientes são sempre os mesmos… Aí vai a minha:

Ingredientes:

-400 gramas de chocolate (picado ou ralado) ao leite, meio amargo ou amargo (depende do seu gosto)

-8 colheres de sopa de manteiga+2 para untar as forminhas

-6 colheres de sopa de farinha de trigo

-5 ovos

-1 xícara de chá de açúcar

-2 colheres de sopa de chocolate em pó ou achocolatado para untar

Modo de preparo:

Ligue o forno para pré-aquecer em temperatura alta (entre 250 e 300 graus celsius). Derreta a manteiga e o chocolate em banho maria. Quando estiver tudo derretido, desligue o fogo. Em outro recipiente ou na batedeira, bata bem os ovos, adicionando em seguida o açúcar e depois a farinha. Quando a massa estiver homogênea, adicione a mistura do chocolate com a manteiga e bata novamente. A massa fica meio mole mesmo. E é só isso. Depois, você unta as forminhas com a manteiga e depois polvilha com o chocolate, e coloca massa até um dedo mais ou menos abaixo da borda, porque o bolinho cresce. Coloque as forminhas dentro de uma assadeira (para facilitar o manuseio) e leve ao forno pré-aquecido. O tempo em forno é entre 5 e 10 minutos. É bom acender a luz do forno e ficar observando… Está pronto quando a beirada do bolinho estiver mais alta e assada e o meio estiver molinho e mais fundo. Aí, com um pano ou uma luva (porque estará muito quente) você tira a assadeira do forno e deixa esfriar por cerca de três a cinco minutos. Para desenformar, coloque o prato virado em cima da forminha com o bolinho e vire tudo. O bolinho solta muito fácil. Aí é só colocar uma bola de sorvete de baunilha ou qualquer outro sabor de sua preferência do lado e saborear.

Uma dica importante é: não coma nada pesado e que encha antes de comer um petit gateau. O doce é muito bom, mas é meio pesado então se você já estiver cheio não é uma boa ideia.

E aí vai uma foto tirada da net:

Enjoy! Comentem se deu certo, coloquem fotos de seus bolinhos, dêem ideias novas…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s