The Dying Swan

Foi assim: eu estava assistindo ‘Ela Dança, Eu Danço’ (o programa novo de talentos do SBT) quando, de repente, entra um cara lá vestido com uma calça preta folgada e uma camiseta preta com desenhos verdes dizendo que dançaria ‘A Morte do Cisne’. Os jurados olharam para ele com uma cara incrível de HÃ?! VOCÊ BEBEU?. Um dos jurados decidiu falar algo. Foi mais ou menos isso: “Você sabe o que é a morte do cisne, né?! Você sabe que é um balé com movimentos inspirados por um cisne que agoniza até a morte e que é interpretado por uma bailarina vestida de branco, né?!”. A jurada questionou as roupas dele, e ele disse que aquela era a forma como ele se vestia no dia a dia porque o que ele queria trabalhar ali eram os movimentos, os olhares e as faces, dando o estilo dele ao balé. Clique aqui para ver o vídeo completo no site do SBT.

O rapaz era John Lennon da Silva, membro do Projeto Dança Vocacional. Com sua interpretação, ele emocionou a todos os jurados, e o que zoou ele saiu chorando.

Aqui vai um vídeo do rapaz no YouTube dançando a mesma coisa.

A princípio eu cheguei a achar engraçado, cheguei a chamar de ‘A Morte da Água Viva’ por causa dos movimentos dos braços do rapaz, mas a cena final, o cisne agonizando e tentando escapar da morte, é realmente muito, muito bem feita.

O Blk poderia parar o post aqui, mas ele é muito curioso então decidiu correr atrás da história do balé e de assistir a versão original, para comparar.

Falemos um pouco da história: Anna Pavlova, inspirada por cisnes que havia visto em parques e pelo poema ‘The Dying Swan’, de Alfred Tennyson, pediu a Michel Fokine, que também havia lido o poema, que coreografasse um balé solo para ela para um concerto em 1905 por artistas do coro da Ópera Imperial Mariinsky. Fokine sugeriu o solo de violoncelo Le Cigne, de Saint-Saën como música de fundo. Marcaram um ensaio e, quase que instantaneamente, a dança estava pronta. Maiores informações no Google…

Esse é um trecho da própria Anna Pavlova dançando ‘A Morte do Cisne’:

E aqui, selecionei algumas interpretações legais do YouTube

Eu ri com o último…

Bem, é isso. Leiam, assistam, divulguem, comentem… Vou lançar aqui uma espécie de concurso válido por tempo indeterminado e com prêmio ainda não definido: Grave a sua interpretação do balé ‘A Morte do Cisne’, coloque no YouTube e post o link nos comentários. Se você ler esse post daqui um ano, em fevereiro de 2012, provavelmente ainda estará rolando, porque tenho cerca de cinco leitores no blog atualmente e sei que nenhum terá coragem de gravar um vídeo… Quando eu for finalizar o concurso, avisarei. Os melhores aparecerão em um post no Blog e haverá prêmios (eu acho, KKK’) Mas gravem sim. Fuui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s