Time to be you yourself

Hey dudes!

Todo mundo que curte música pop ou gosta de uma polêmica ou ama ficar xingando a Lady Gaga pelo estilo dela e pela música que ela faz já deve saber que ela lançou um novo single, ‘Born This Way’. Ela já tinha dado uma palhinha no VMA do ano passado, cantando o refrão da música a cappella e em uma versão mais lenta. E, há alguns dias, ela lançou a música no Grammy. Vídeo (tem conteúdo VEVO, então tem que ver pelo YouTube):

Não vou discutir aqui a qualidade da música ou as polêmicas já geradas ao redor dela. Falarei aqui sobre o conteúdo da mesma. Também não colocarei aqui a letra da música, e nem a tradução.

Em resumo, a música fala sobre cada um ser perfeito da forma como é, pois cada um nasce da forma como é, e incentiva as pessoas a amarem a si próprias do jeito que são, aceitarem a si mesmas. A música em minha opinião é realmente boa, e tem um tema muito interessante. Mas fato é que não é a primeira (e nem será a última) vez que uma das cantoras pop mais famosas do período em que estão no auge lança uma música sobre isso.

Há alguns dias o Blk leu por acaso que havia especulações de que ‘Born This Way’ seria plágio de ‘Express Yourself’, single lançado em 1989 no álbum ‘Like a Prayer’ da diva do pop Madonna. O Blk então decidiu correr atrás da música em questão para comparar. Vídeo:

A música de fato fala sobre se expressar, fala que você não precisa de bens materiais e tudo mais… MAAAAAS fala que tudo o que você precisa é de uma mão forte pra te levantar. Trata-se de uma música feminista, na qual Madonna incentiva as mulheres a não se deixar submeter ao homem. Era um incentivo para a mulher dominar o mundo.

Eu havia perdido o prumo até alguns minutos atrás sobre onde estaria a semelhança entre as músicas, até que eu me lembrei de uma coisa: há cerca de 30 anos atrás, quando Madonna lançou a música, as mulheres eram o grupo discriminado da sociedade. Então, Lady Gaga mantém a mesma ideia de defender o grupo que sofre preconceito na época dela: os homossexuais. Entendeu a semelhança?

Bem, quando eu ouvi ‘Born This Way’ inteira, não foi da música da Madonna que me lembrei. A primeira música que me veio à cabeça foi ‘We R Who We R’ da Ke$ha. Vídeo:

Só pelo título da música, ‘Somos quem somos’, já se entende do que ela fala: ser você mesmo. Fato é que ‘We R Who We R’ foi lançada no álbum Animal+Cannibal, antes de Gaga lançar oficialmente o single ‘Born This Way’, o que elimina a possibilidade de plágio, mesmo apesar da rivalidade entre Lady Gaga e Ke$ha, declarada na frase de Gaga “Saia da minha balada, Ke$ha!”. Além disso, Lady Gaga é muito mais ousada do que Ke$ha na música. A questão é que digamos que é moda hoje lançar músicas ‘Seja você mesmo’.

Lembro-me que há algum tempo surgiu boato de plágio por parte de Christina Aguilera, com a música ‘Not Myself Tonight’, sobre a música ‘Bad Romance’, tido como o maior hit de Lady Gaga, e as duas músicas eram comparadas à ‘Express Yourself’ da Madonna. Sei que isso foge um pouco do tema do post, mas aí vão os clipes de Gaga e Aguilera para fazer a comparação.

Considerando que a música da Aguilera havia sido comparada à da Madonna, fui atrás dela para ver se cabia no post ou não. Eu vi de fato semelhanças entre ‘Not Myself Tonight’ e ‘Express Yourself’ por ambas dizerem para a mulher se libertar, se tornar superior ao homem, dominar o mundo. E vi semelhanças entre a música de Madonna e a de Gaga (‘Born This Way’) por ambas representarem grupos discriminados na época das músicas. E entre a da Ke$ha e a de Gaga por ambas falarem para cada um ser o que é. Mas não vi semelhanças entre a da Aguilera e as de Gaga e Ke$ha. Na verdade, vi uma espécie de oposição entre elas. Enquanto nas duas últimas se fala para ser você mesmo, na primeira a cantora diz que não está sendo ela mesma.

Enfim, o objetivo do post era mostrar que há uma tendência ao quase politicamente correto, ao “Seja você mesmo”.

Não vou terminar o post com a frase clichê. Farei uma releitura da frase:

“Seja quem você quiser ser!”

Bem, é isso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s